Um soprador de deslocamento positivo, também conhecido como soprador de ar rotativo, é um tipo de máquina usada para mover gás ou ar para diversas aplicações. Mais especificamente, esses dispositivos utilizam a tecnologia de deslocamento positivo prendendo um certo volume de ar e descarregando-o ou forçando-o contra a pressão do sistema. Esse ar geralmente é forçado a entrar em algum tipo de tubagem para impulsionar materiais ou gás para um destino.

As partes principais da máquina são dois rotores (impulsores) unidos por engrenagens rodeadas pela carcaça do soprador. Quando um soprador está em operação, ambos os rotores girarão à mesma velocidade mas em direcções opostas, a fim de aspirar ar. Um rotor é de accionamento e o outro é accionado. À medida que os rotores giram, o ar é puxado para o lado de entrada do ventilador e é confinado a áreas apertadas entre os rotores e a carcaça do ventilador. Essa bolsa de ar é movida ao redor dos rotores e da carcaça do ventilador para o lado da saída. Quando os rotores se abrem para o lado da saída, a linha de descarga iguala a pressão do ar, e é forçada a sair do ventilador. O ar não pode retornar devido à pequena folga entre as partes internas da máquina.

Esse processo permite que o soprador supere a pressão da linha, daí o nome deslocamento positivo. Ou seja, o volume de ar não muda dentro do dispositivo, mas é deslocado de uma extremidade da máquina para a outra.
Os compressores de anel líquido comprimem gases de uma pressão mais baixa para uma pressão mais alta. Quase todos os gases e vapores podem ser comprimidos, mesmo aqueles que contêm poeiras e líquidos. Devido ao contacto intenso entre o gás que está a ser transportado e o fluido de operação, há apenas um ligeiro aumento na temperatura do gás, de modo que se pode descrever a compressão como isotérmica.

HIBON

HIBON NX